O óleo

Actualmente, o óleo é um produto frequentemente consumido em todas as suas variedades, e utilizado particularmente no nosso país como parte de nossa cozinha mediterrânica.

No entanto, não importa quão atraente que possa parecer, óleos vegetais (como óleo de canola, palma, soja, girassol, milho ou azeite) não são particularmente favoráveis para a nossa saúde, muito menos de controlar nosso peso.

Aqui, mostramos que, ao contrário da crença popular, existem muitas razões para esta substância para evitar na nossa dieta:

É gordura líquida pura

Nenhum óleo contêm algum valor nutritivo e são gordura líquida pura, que é facilmente acumulada pelo corpo, pois não precisa de conversão alguma para ser armazenado.

Nem um grama de fibra

Além de ter um valor nutricional ruim, o óleo não contem nem uma grama de fibra, minerais e/ou vitaminas. As suas calorias são 100% calorias de gordura.

Gorduras prejudiciais à saúde

Ambas as gorduras saturadas e insaturadas no óleo são ruins para a saúde, porque são prejudiciais para o endotélio e as suas células (a camada mais interna da artéria). As células endoteliais produzem uma molécula de gás protector chamado de óxido nítrico, o que protege os nossos vasos sanguíneos e o sangue permitindo a fluir sem problemas. O óxido nítrico é um dilatador dos nossos vasos sanguíneos, o que inibe a formação de bloqueios (placas) inibe a inflamação. É por isso que o dano ao endotélio é uma lesão que nos predispõe a doenças cardiovasculares completamente.

O óleo, juntamente com carne e produtos lácteos, foram ligado ao crescimento de certos tipos de cancro, especialmente cancro de mama.

Calorias vazias.

Uma colher de sopa de óleo contém mais de 120 calorias vazias, que por exemplo em comida de verdade seria igual a quase um quilo de tomates, meio de morangos ou dois de maçãs médias.

Muito mais perigoso quando aquecido.

Embora o uso de óleo frio é menos prejudicial, mediante o aquecimento, esta substância se torna ainda mais perigosa. Quando o óleo está quente e se oxida produz um tipo de gordura chamada gordura trans. Ácidos gordos trans não só aumentam a concentração de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) no sangue, mas diminuem as lipoproteínas de alta densidade (HDL, ou informalmente chamadas “colesterol bom”), resultando num risco aumentado de doenças cardiovasculares.

Colapso progressivo dos vasos sanguíneos.

Óleos vegetais criam o colapso progressivo dos vasos sanguíneos após o consumo, impedindo a circulação sanguínea normal e sem problemas. Isso pode afectar o movimento do sangue e como eficientemente nossos músculos processar a glicose. É provável que a nossa energia, rapidez mental e eficiência global é afectada se nós consumimos óleo; ou se você levar uma dieta rica em gordura em geral, como sendo de glicose no sangue obstruído não pode entrar nas células tão rapidamente.

Produto artificial.

É um produto artificial, não um alimento completo: o óleo é obtido por extracção a partir de plantas, de modo que não é uma alimento, como tal. Plantas, no entanto, são um alimento, que fornecem muito mais que  óleo e são muito mais completas e nutritivas.

O óleo é um componente separado do alimento, uma vez que é apenas a gordura alimentar líquida. É por isso que é muito melhor consumir gorduras saudáveis que o nosso corpo precisa na forma de alimentos integrais (abacates, azeitonas, coco, nozes, sementes…) em vez da versão em óleo. Desta forma, obter mais nutrientes, proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, minerais, água e fibras. E estes irão ajudar-nos a processar a gordura muito melhor e evitar o ganho de peso, e ambos estão a contribuir para a nossa saúde e bem estar.

Conclusão

Em conclusão, podemos ter certeza de que o óleo não é um alimento ideal e muito menos um contribuinte para a nossa saúde.

Este é um componente muito elevado teor de gordura processados que não ajuda ao funcionamento do organismo, porque tende a colapsar as artérias que prejudicam o funcionamento do corpo.

Então, a nossa prioridade é seguir uma dieta natural e saudável, composto por alimentos integrais. Frutas, verduras, legumes, grãos integrais… são muito melhor a considerar deixando de lado o óleo, uma vez que não é uma substância natural e não em todos benéficos para a saúde.