Os 10 alimentos mais saudáveis do planeta

Estes 10 superalimentos são comprovados lutadores de doenças, amados por especialistas e impulsionadores de energia. Adicione-os às suas refeições e entre no caminho rápido para um corpo super-saudável.

#1: limões

Por que eles são saudáveis?

  • Apenas um limão tem mais de 100% de sua ingestão diária de vitamina C, o que pode ajudar a aumentar o “bom” níveis de colesterol HDL e fortalecer os ossos.
  • O flavonóides citrus encontrados em limões podem ajudar a inibir o crescimento de células cancerosas e actuar como anti-inflamatório.

Dica rápida:

Adicione uma fatia de limão ao seu chá verde. Um estudo descobriu que os citros aumentam a capacidade do seu corpo de absorver os antioxidantes no chá em cerca de 80%.

#2: brócolos

Por que é saudável?

  • Uma haste média de brócolos contém mais de 100% de sua necessidade diária de vitamina K e quase 200 por cento da dose diária recomendada de vitamina C – dois nutrientes essenciais para a construção de osso.
  • O mesmo serviço também ajuda a evitar numerosos tipos de câncer.

Dica rápida:

Zap! Preserve até 90 por cento da vitamina C de brócolos por microondas. (O vapor ou a fervura mantêm-se em apenas 66% do nutriente).

#3: chocolate preto

Por que é saudável?

  • Apenas um quarto da onça diária pode reduzir a pressão arterial em indivíduos saudáveis.
  • O cacau em pó é rico em flavonóides, antioxidantes que reduzem o colesterol LDL “ruim” e aumentam os níveis de HDL “bons”.

Dica rápida:

Uma barra de chocolate escuro contém cerca de 53,5 miligramas de flavonóides. Uma barra de chocolate com leite tem menos de 14.

#4: batatas

Por que eles são saudáveis?

  • Uma batata vermelha contém 66 microgramas de folato de construção celular. Aproximadamente a mesma quantidade encontrada em um copo de espinafre ou brócolos.
  • Uma batata-doce tem quase oito vezes a quantidade de vitamina B que luta contra o cancro e imunológica que você precisa diariamente.

Dica rápida:

Deixe a sua batata fresca antes de comer. A pesquisa mostra que isso pode ajudá-lo a queimar cerca de 25% de gordura após uma refeição, graças a um amido resistente a gorduras.

#5: salmão

Por que é saudável?

  • Uma óptima fonte de ácidos graxos ómega-3, que tem sido associada a um risco reduzido de depressão, doença cardíaca e cancro.
  • Uma dose de 3 onças contém quase 50 por cento da dose diária de niacina, que pode proteger contra a doença de Alzheimer e perda de memória.

Dica rápida?

Opte por ser selvagem sobre o cultivo, que contém 16 vezes mais bifenilo policlorado tóxico (PCB) como salmão selvagem.

#6: nozes

Por que eles são saudáveis?

  • Contém os ácidos graxos mais ómega-3, o que pode ajudar a reduzir o colesterol, de todas as nozes.
  • Omega-3s demonstraram melhorar o humor e combater o cancro. Eles também podem proteger contra danos causados pelo sol (mas não pule o SPF!).

Dica rápida:

Coma alguns para a sobremesa: a melatonina antioxidante, encontrada nas nozes, ajuda a regular o sono.

#7: abacates

Por que eles são saudáveis?

  • Rico em gorduras saudáveis e satisfatórias comprovadas em um estudo para baixar o colesterol em cerca de 22%.
  • Um tem mais da metade da fibra e 40 por cento do folato que você precisa diariamente, o que pode reduzir seu risco de doença cardíaca.

Dica rápida:

Adicioná-lo à sua salada pode aumentar a absorção de nutrientes-chave como o beta-caroteno em três a cinco vezes.

#8: alho

Por que é saudável:

  • O alho é um poderoso lutador de doenças que pode inibir o crescimento de bactérias, incluindo E. coli.
  • Allicina, um composto encontrado no alho, funciona como um anti-inflamatório potente e demonstrou ajudar a reduzir os níveis de colesterol e pressão arterial.

Dica rápida:

O alho fresco esmagado libera a maior quantidade de alicina. Apenas não cozinhe demais; Alho exposto ao calor elevado por mais de 10 minutos perde nutrientes importantes.

#9: espinafre

Por que é saudável?

  • Espinafre contém luteína e zeaxantina, dois antioxidantes imunológicos estimulantes importantes para a saúde dos olhos.
  • Pesquisas recentes descobriram que, entre frutas e vegetais que combatem o cancro, o espinafre é um dos mais eficazes.

Dica rápida:

O espinafre é uma adição saudável e sem sabor a qualquer smoothie. Você não a vai notar, nós prometemos! Experimente misturar 1 xícara de espinafre, 1 xícara de cenoura ralada, 1 banana, 1 xícara de suco de maçã e gelo.

#10: feijão

Por que eles são saudáveis?

  • Comer uma porção de legumes (feijão, ervilha e lentilhas) quatro vezes por semana pode reduzir seu risco de doença cardíaca em 22%.
  • Esse mesmo hábito também pode reduzir seu risco de cancro de mama.

Dica rápida:

Quanto mais escuro o feijão, mais antioxidantes contém. Um estudo descobriu que os cascos de feijão preto contêm 40 vezes a quantidade de antioxidantes encontrados nos cascos de feijão branco.